Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRISCILA LIMA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
Postado em 05 de Abril de 2017 às 16h45

Casa encanta pelas duas fachadas

Arquitetura (27)

O escritório Tumelero Arquitetas Associadas projetou esta casa em três pavimentos - com execução da ABP Engenharia -, mas a parte térrea é a mais utilizada pelos moradores. É onde se encontram as salas e quartos, cozinha, um lavabo, lavanderia e as dependências.
No pavimento de baixo foi escavada uma adega. O ambiente era um desejo do proprietário, não apenas para o armazenamento de vinhos, mas como um espaço de convivência, para degustação de vinhos e outras bebidas, sempre acompanhados de aperitivos. 

No andar superior está o escritório, que fica em um mezanino aberto. Há ainda um quarto de hóspedes, um banheiro e uma área que a família chama de “salão de festas”, anexo ao terraço da casa. Nesse último espaço, a proposta sempre foi a de reunir amigos do casal e dos dois filhos adolescentes. A decoração e móveis soltos foram fornecidos pela Spazio Bolis. "A preocupação, tanto do projeto, como da proteção acústica e da automação - realizada pela Kits Som (agora Neohome) -, foi desde o início em poder isolar alguns ambientes que estão sendo utilizados e permitir que vários ambientes sejam usados ao mesmo tempo na casa", conta a proprietária. 

Quanto à fachada, a escolha foi da família em conjunto com a arquiteta. A partir de fotos de casas que os moradores e a profissional gostavam, chegaram ao resultado final. "Aos poucos, fomos aprimorando essa ideia inicial e definindo como seriam as linhas, as cores, o telhado, as aberturas, etc", explica a moradora. 

Ela conta que quando foram ao escritório para ver o primeiro projeto, a surpresa estava no fato de que a casa teria duas frentes. A entrada principal da casa não é na mesma direção da entrada do condomínio, o que deixou os proprietários impressionados. Isso permitiu que, ao entrar na casa, o morador ou visitante se depare com um bloco de vidro com um pé direito de 6,5m e a vista para a cidade, além do deck suspenso – este sem acesso pela rua de entrada do condomínio. As longas cortinas que protegem o ambiente do sol foram fornecidas pelo Atelier Veronese.

Estilos

A parte térrea da casa é mais clássica, com cores neutras e bem claras. A madeira foi aplicada na escada e está presente nos móveis, contrastando com as linhas retas. Já a adega tem uma pegada mais rústica, mas foram escolhidos alguns móveis de design mais moderno, criando um contraste.
O pavimento superior ficou completamente diferente do restante da casa. Com predominância do preto, branco e detalhes no verde Cancun da piscina, proporcionados pelos revestimentos da Portobello Shop.

Como destaque do projeto, a família cita a iluminação. "Foram muitas as reuniões para definirmos tudo. Quando as luzes foram acesas, tanto da casa quanto dos jardins, sentimos que a casa estava quase pronta." A cozinha térrea estilo americano também foi um dos pedidos e o resultado foi aprovado, pois ficou muito aconchegante, segundo a família. A pedra no branco absoluto, fornecida pela Marmoraria Chapecó, fez o acabamento. 

O deck suspenso é um dos ambientes mais utilizados. "Esse acabou sendo o lugar onde ficamos todo o entardecer até a noite", destaca. "Nossos filhos gostam muito da sala de games que foi feita entre as suítes deles, onde colocaram todos os jogos e recebem os amigos."

O terraço com a piscina foi um espaço que decidiram fazer para aqueles momentos em que preferem ficar sozinhos. "O detalhe em vidro da piscina ficou muito charmoso na nossa opinião, assim como o jardim vertical". Por fim, um detalhe considerado de extrema importância foi o fato de a casa ter sido ecologicamente bem construída.

O texto completo você confere na versão impressa da edição 34.

Fotos: Madeleine Photographie
Texto: Lauren Stella Diedrich 

Veja também

Para viver bem02/05/17Anderson Kech descobriu a Arquitetura muito jovem e leva a ideia do conforto para os projetos A profissão apareceu muito cedo na vida de Anderson Kech. "Arquitetura foi uma coisa que todos os rumos da minha vida foram se direcionando para isso, portanto foi bem fácil decidir que era o que eu queria", conta. "Eu sempre gostei de desenhar e de áreas que estimulassem a minha criatividade, a minha mãe como professora de artes plásticas sempre me incentivou muito......
ARQUITETURA E DESIGN QUE MOLDAM A CIDADE E PREPARAM CHAPECÓ PARA O FUTURO19/09/17Chapecó completa 100 anos e a Revista Casa e Arte conta essa história por meio da arquitetura. Vendo tantas construções em estilo moderno e arrojado e cada vez mais prédios em acelerado ritmo de construção é difícil acreditar que a maior cidade do Oeste do estado, já foi uma pequena vila habitada......
LINHA MARIPOSA15/08/17Sofás, poltronas e pufes da dupla Edward Barber e Jay Osgerby Nascidos em 1969, Edward Barber e Jay Osgerby, em Shrewsbury e Oxford, respectivamente, se conheceram no Royal College of Art em Londres, enquanto estudavam arquitetura e design de interiores. Em 1996, fundaram seu próprio estúdio para......

Voltar para BLOG