Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
    • FÁTIMA LILIANE LONGO
Postado em 05 de Abril às 16h45

Casa encanta pelas duas fachadas

Arquitetura (13)

O escritório Tumelero Arquitetas Associadas projetou esta casa em três pavimentos - com execução da ABP Engenharia -, mas a parte térrea é a mais utilizada pelos moradores. É onde se encontram as salas e quartos, cozinha, um lavabo, lavanderia e as dependências.
No pavimento de baixo foi escavada uma adega. O ambiente era um desejo do proprietário, não apenas para o armazenamento de vinhos, mas como um espaço de convivência, para degustação de vinhos e outras bebidas, sempre acompanhados de aperitivos. 

No andar superior está o escritório, que fica em um mezanino aberto. Há ainda um quarto de hóspedes, um banheiro e uma área que a família chama de “salão de festas”, anexo ao terraço da casa. Nesse último espaço, a proposta sempre foi a de reunir amigos do casal e dos dois filhos adolescentes. A decoração e móveis soltos foram fornecidos pela Spazio Bolis. "A preocupação, tanto do projeto, como da proteção acústica e da automação - realizada pela Kits Som (agora Neohome) -, foi desde o início em poder isolar alguns ambientes que estão sendo utilizados e permitir que vários ambientes sejam usados ao mesmo tempo na casa", conta a proprietária. 

Quanto à fachada, a escolha foi da família em conjunto com a arquiteta. A partir de fotos de casas que os moradores e a profissional gostavam, chegaram ao resultado final. "Aos poucos, fomos aprimorando essa ideia inicial e definindo como seriam as linhas, as cores, o telhado, as aberturas, etc", explica a moradora. 

Ela conta que quando foram ao escritório para ver o primeiro projeto, a surpresa estava no fato de que a casa teria duas frentes. A entrada principal da casa não é na mesma direção da entrada do condomínio, o que deixou os proprietários impressionados. Isso permitiu que, ao entrar na casa, o morador ou visitante se depare com um bloco de vidro com um pé direito de 6,5m e a vista para a cidade, além do deck suspenso – este sem acesso pela rua de entrada do condomínio. As longas cortinas que protegem o ambiente do sol foram fornecidas pelo Atelier Veronese.

Estilos

A parte térrea da casa é mais clássica, com cores neutras e bem claras. A madeira foi aplicada na escada e está presente nos móveis, contrastando com as linhas retas. Já a adega tem uma pegada mais rústica, mas foram escolhidos alguns móveis de design mais moderno, criando um contraste.
O pavimento superior ficou completamente diferente do restante da casa. Com predominância do preto, branco e detalhes no verde Cancun da piscina, proporcionados pelos revestimentos da Portobello Shop.

Como destaque do projeto, a família cita a iluminação. "Foram muitas as reuniões para definirmos tudo. Quando as luzes foram acesas, tanto da casa quanto dos jardins, sentimos que a casa estava quase pronta." A cozinha térrea estilo americano também foi um dos pedidos e o resultado foi aprovado, pois ficou muito aconchegante, segundo a família. A pedra no branco absoluto, fornecida pela Marmoraria Chapecó, fez o acabamento. 

O deck suspenso é um dos ambientes mais utilizados. "Esse acabou sendo o lugar onde ficamos todo o entardecer até a noite", destaca. "Nossos filhos gostam muito da sala de games que foi feita entre as suítes deles, onde colocaram todos os jogos e recebem os amigos."

O terraço com a piscina foi um espaço que decidiram fazer para aqueles momentos em que preferem ficar sozinhos. "O detalhe em vidro da piscina ficou muito charmoso na nossa opinião, assim como o jardim vertical". Por fim, um detalhe considerado de extrema importância foi o fato de a casa ter sido ecologicamente bem construída.

O texto completo você confere na versão impressa da edição 34.

Fotos: Madeleine Photographie
Texto: Lauren Stella Diedrich 

Veja também

REVESTIMENTO SENSORIAL03/05Coleção Rendas by Laura Gransotto explora os sentidos A parceria da Nina Martinelli com Laura Gransotto começou em 2015 no ambiente da Casa Cor Santa Catarina “50 Tons de Branco”. Os destaques na decoração eram as rendas e o revestimento cimentício com relevos. No espaço foi resgatado e valorizado o trabalho das artesãs de Florianópolis e as rendas de bilro, tradição da ilha desde os tempos......
NEGÓCIOS02/08Como serão os novos ambientes corporativos A Tendência internacional de espaços mais receptivos é destaque na edição da Revista Casa e Arte. Espaços mais integrados, confortáveis e produtivos para os colaboradores. Salas de CEO’s e de......
SONHO AMERICANO28/03Fotógrafo vive a rotina de Nova Iorque O fotógrafo Fernando Navarro sempre teve o sonho de morar em Nova Iorque. Em 2015 fez a primeira visita à cidade, onde ficou por 30 dias. Na metade de 2016, viajou inicialmente para a Califórnia e também passou alguns dias em Las......

Voltar para BLOG