Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
    • FÁTIMA LILIANE LONGO
Postado em 28 de Abril às 15h28

Ideias que temperam a vida

Casa&Sabor (6)

Escritório Georgia Gamborgi Arquitetura projeta loja de utensílios de cozinha com visual de bistrôs europeus

Com cara de bistrô europeu aliado a um ambiente retrô, nasce a loja Homey Store. O projeto de responsabilidade da arquiteta Georgia Gamborgi e equipe trouxe para o local aconchego harmonizado com estilo industrial de móveis antigos e de demolição. O slogan “Ideias que temperam a vida”, assim como a identidade visual, foram criados juntamente com o conceito do projeto.
A loja comercializa utensílios para cozinha voltados ao público profissional e demais apaixonados pela culinária. Os materiais originais foram preservados e toda superfície foi revestida por uma máscara de chapas de alumínio composto (ACM) produzida pela Loeste. Desta forma, tudo pode ser retirado facilmente, quando necessário.

A arquiteta explica que a sala comercial é locada, sendo assim, não foi possível fazer uma intervenção muito agressiva na estrutura da fachada. “Contudo, queríamos fazer algo totalmente diferente do que existe em Chapecó”. Foram usadas como referência fachadas europeias de pequenos estabelecimentos, como bistrôs e cafés. O tom da cor foi testado diversas vezes e produzido especialmente para a Homey Store. “Inclusive, o verde seco é a aposta para 2017, pois mostra um projeto que antecede as tendências”, acrescenta a arquiteta.
Ainda na fachada, para dar sensação de volume, foram criadas linhas clássicas com pequenos relevos, devido à sobreposição das placas de ACM pintadas e molduras metálicas sobre os painéis. Tudo isso forma o clássico boiserie, que se destaca pela cor dourada, harmonizando com o letreiro que recebe o mesmo acabamento. A escolha das cores foi definida pela busca de uma proposta que realça os tons com a iluminação noturna, além de se destacar das demais fachadas do entorno.
As arandelas de madeira de demolição e ferro com globo bico de jaca recriam o clima dos postes europeus. A vegetação pendente nas laterais da porta de entrada emoldura o acesso à loja. “Sobre a vitrine há um toldo preto e branco, com design exclusivo desenvolvido pelo escritório. O recorte a laser permitiu uma execução fiel ao projeto, executado também pela empresa Loeste”, ressalta Georgia. 

A iluminação foi feita toda com lâmpadas de led fornecidas pela loja Eletro Oeste. Tudo pensado para destacar a cor real dos produtos e, à noite, dar destaque para a vitrine. A loja Oeste Tintas forneceu todo o acabamento interno de pintura das paredes e forro. Para a arquiteta, o destaque está na textura que remete ao concreto aparente, acabamento de grande destaque nas mostras de decoração de 2016. Ela foi feita com uma técnica especial que utiliza massa texturizada e acabamento com massa de polir.
Na entrada, o forro mais baixo na cor grafite cria a sensação de um hall e deixa o ambiente aconchegante. Onde os produtos estão expostos, o forro mais alto e com acabamento branco fosco proporciona uma melhor iluminação adequada nos produtos.

Aconchego do lar

Georgia ressalta que as estantes metálicas da Loeste têm a pegada industrial, que contrasta com o antigo dos móveis. Sendo uma herança da família das proprietárias, o que cria um ambiente de personalidade.
Na linha retrô também há os tijolinhos Liverpool da Portobello Shop. Fugindo do comum, foram aplicados no balcão do caixa - material que usualmente é utilizado nas paredes de cozinhas. Tudo combinando com o fundo da loja, que é de tijolos originais de demolição. E o piso laminado foi aplicado por cima do revestimento cerâmico já existente.
Conforme a arquiteta, foram usados poucos móveis sob medida para tirar o ar comercial e lembrar o aconchego do lar. As proprietárias queriam expor os produtos em uma “bagunça organizada”, por isso, foi utilizado o mobiliário pronto. Assim, o cliente consegue ver como os itens podem ficar dispostos em sua própria casa.

Fotos: Elizandro Giacomini
Texto: Lauren Stella Diedrich

Veja também

SONHO AMERICANO28/03Fotógrafo vive a rotina de Nova Iorque O fotógrafo Fernando Navarro sempre teve o sonho de morar em Nova Iorque. Em 2015 fez a primeira visita à cidade, onde ficou por 30 dias. Na metade de 2016, viajou inicialmente para a Califórnia e também passou alguns dias em Las Vegas. Nos cinco meses seguintes morou em Nova Iorque. Segundo o fotógrafo, a ideia era viver o dia a dia, frequentar os mesmos lugares rotineiramente.......
COBRE E BRONZE NA DECORAÇÃO17/07 Confira produtos da Etna que possuem as tonalidades do momento para quem deseja conquistar uma casa moderna e refinada. São itens para decorar todos os cômodos da casa e garantir um visual cheio de estilo e sofisticação....
ARQUITETURA E DESIGN QUE MOLDAM A CIDADE E PREPARAM CHAPECÓ PARA O FUTURO19/09Chapecó completa 100 anos e a Revista Casa e Arte conta essa história por meio da arquitetura. Vendo tantas construções em estilo moderno e arrojado e cada vez mais prédios em acelerado ritmo de construção é difícil acreditar que a maior cidade do Oeste do estado, já foi uma pequena vila habitada......

Voltar para BLOG