Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
    • FÁTIMA LILIANE LONGO
Postado em 24 de Janeiro às 15h05

MORADA DO SOL

Arquitetura (14)

Iluminação natural em destaque
Residência aproveita vãos verticais para aumentar sensação de amplitude e permitir a entrada de luz

A Morada do Sol, à primeira vista, parece tratar-se de uma simples construção contemporânea. Entretanto, um olhar atento pode provar que o jogo de volumes guarda algo a mais. "Quando projetamos esta residência, fizemos o melhor para que a estrutura se beneficiasse ao máximo da iluminação natural, já que o terreno era estreito e com pouca testada", explicam a arquiteta Roberta Bortoluzzi e o engenheiro Carlos Alberto Bortoluzzi, responsável pelo desenvolvimento dos projetos complementares da obra. Por isso, o interior da construção é atravessado por vários vazios verticais, que, além de aumentarem a sensação de amplitude, têm como propósito permitir que a luz solar cruze o interior e estenda o olhar até os espaços externos.

No piso térreo encontram-se as áreas sociais e de serviço e a garagem. Os ambientes internos com as portas envidraçadas deslizantes, conectam os espaços à piscina. A integração dos ambientes sociais facilitam a rotina e atendem melhor a dinâmica dos proprietários.

Subindo a escada em balanço, no segundo andar fica preservada a ala íntima da família. Com sacadas, os quartos dos fundos recebem, além da insolação norte, a vista da piscina. Neles, as esquadrias externas aliam-se aos painéis deslizantes de madeira cumaru, para que possam tanto bloquear quanto permitir a entrada do sol.

Roberta conta que a luz natural que entra pelas grandes vidraças proporciona ao ambiente uma variabilidade de iluminação e efeitos de acordo com o percurso do sol. "Tivemos o cuidado de projetar as abertura cruzadas para que a morada tivesse o máximo de conforto térmico." Os jardins da fachada e da piscina também foram projetados cuidadosamente pelo escritório para que harmonizassem com a forma edificada. Durante a noite, a iluminação pontual ajuda a valorizar a volumetria e evidencia ainda mais o paisagismo.

Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - banherio adolescente
banherio adolescente
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - cantinho estudo adolescente
cantinho estudo adolescente
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - detalhe fachada
detalhe fachada
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - detalhes naturais
detalhes naturais
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - detalhes sala
detalhes sala
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - dormitório adolescente II
dormitório adolescente II
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - Equipe2
Equipe2
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - escada casa
escada casa
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - estar casa
estar casa
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - estar
estar
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - hall externo II
hall externo II
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - hall externo
hall externo
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - jantar
jantar
Revista Casa e Arte - Design, Imóveis, Arquitetura e Estilo de Vida - VEM CHEGANDO O VERÃO UM CALOR NO CORAÇÃO
VEM CHEGANDO O VERÃO UM CALOR NO CORAÇÃO

Em detalhes

Praticidade foi a premissa para a cozinha. Os proprietários desejavam algo funcional. Para isso, uma bancada baixa com cadeiras é utilizada para pequenas refeições e faz as vezes de mesa e delimita a área de preparo de alimentos. O espaço recebe ainda mais iluminação natural quando se abre para a copa através de uma grande porta de correr. A intenção principal foi que cozinha e copa se integrassem somente quando necessário.

Compacta mas nem por isso limitada, esta cozinha possui uma espaçosa bancada de silestone branca que harmoniza com a combinação de cores da marcenaria, lâminas amadeiradas e cinza escuro. A irreverência fica por conta do revestimento geométrico que estampa as paredes.

Já a ideia principal da sala de estar, que também se une ao ambiente da copa, era de conectar e sintonizar o olhar até os ambientes externos da residência, valorizando ainda mais o convívio da família e amigos. A escada em balanço, revestida com pedra branca, proporciona leveza e movimento ao espaço.

A discrição das cores claras presente nos ambientes se abstém diante do exterior e evidencia ainda mais o visual da piscina e jardim. A cartela de tons off white recebe matizes amadeiradas e pinceladas coloridas de marsala, trazendo sofisticação e beleza para o espaço. O ritmo discreto fica por conta do tapete geométrico de tons claros. Estofados, poltronas e chaise com toque aveludado garantem o conforto e aconchego do estar.

Cortinas com toques de linho e seda e barram a luminosidade quando se deseja. Na parede se destacam os revestimentos prismáticos em relevo que são destacados por feixes pontuais de iluminação. As luminárias, pendentes e embutidas no teto possibilitam a criação de diferentes cenários durante a noite.

O princípio do espaço externo foi conceber um lugar que transmitisse, ao mesmo tempo, simplicidade, alegria e diversão do conjunto social. A intenção era que todos os ambientes sociais e de convívio se integrassem de fora para dentro. Assim, salão de festas, copa e sala de estar são contemplados pela vista e a insolação. Abaixo do charmoso pergolado de madeira, se destaca o piso cerâmico de desenho geométrico em tons de cinza e bege.

A piscina projetada de concreto e revestida com vinil azul traz a cor para a morada. As bicas de água, que despontam do painel de madeira de demolição rente ao muro, presenteiam o espaço com movimento e sonoridade. A madeira do deck, pérgola e painéis traz o aconchego para o espaço.

Convidativo para receber a família e amigos, o salão de festas se estende até a piscina, basta deslizar as portas externas de vidro. "A churrasqueira e forno são muito utilizados pelo proprietário que adora estar com a casa cheia", destaca a arquiteta. Predominam cores pretas nas pedras, móveis e objetos que se harmonizam com a madeira peroba presente na bancada e nos painéis.

No piso superior, uma das suítes foi projetada para o filho. "Reforçamos, de forma discreta, a atmosfera lúdica através do o uso da cor azul brilhante existente na marcenaria. Tons acinzentados e amadeirados complementam e equilibram o ambiente". A bancada de estudos está desassociada do espaço da cama e da televisão para tornar o aprendizado ainda mais produtivo.

Na suíte do casal predominam tons off white, tanto na marcenaria quanto na decoração. A ideia era um quarto sensível e claro e que transmitisse bem estar. A ampla janela de vidro é composta externamente por um painel de madeira cumaru que permite controlar a entrada da claridade. As paredes do banheiro da suíte são revestidas por elegantes peças marmorizadas. A bancada se encontra na parte externa do mesmo, permitindo o uso simultâneo do casal. O closet, com armários predominantemente brancos e espelhos, aumenta a sensação de amplitude do local. A lâmina no piso contrapõe os tons neutros.

Bortoluzzi Arquitetura
Há dez anos no mercado, o escritório Bortoluzzi atua desenvolvendo arquitetura comercial e residencial. Tem como responsável técnica a arquiteta Roberta Bortoluzzi – CAU/SC A462462 – formada pela Unisinos em 2005, com especialização em Arquitetura Hospitalar e Comercial. Somos uma equipe apaixonada pelo que faz e que visa desenvolver ambientes funcionais, aconchegantes e atualizados com o mercado.

Endereço: Rua Indio Condá, 1154
Ed. Patriarca, sala 204
Bairro Presidente Médici - Chapecó
Telefone: (49) 3025-7997

Veja também

COBRE NO DÉCOR22/12/16O metal é tendência e agrega originalidade aos ambientes Uma das tendências apresentadas este ano nos setores de decoração e arquitetura é o uso de metais para compor os espaços. O cobre, que está mais em evidência, agrega refinamento e charme. A forma mais comum e impactante de usar esse poderoso material é por meio das luminárias....
NATAL À VISTA01/12Tudo para sua ceia sair perfeita Inspirado em um tema mais rústico a Ophelia apresenta a opção de uma mesa posta ideal para você reproduzir em casa na sua ceia de Natal. A intenção é comemorar a data mais esperada do ano com estilo e bom gosto,......
CONTEMPORÂNEOS10/05Prather Arquitetura valoriza estética e exclusividade em projetos Inaugurado em fevereiro, o Edifício Sierra se destaca por ser um empreendimento apenas residencial com arquitetura moderna, diferenciada e única. Segundo os arquitetos Lucas Lorenzoni e Valdo Soares Neto, da Prather Arquitetura,......

Voltar para BLOG