Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
    • FÁTIMA LILIANE LONGO
Postado em 11 de Julho de 2017 às 18h04

O CONSTRUTOR DE PÉS DESCALÇOS

Arquitetura (15)

SunRay Kelley, o personagem que ilustra esta reportagem, é um construtor independente. Nascido e criado nas montanhas Cascade, uma das oito regiões geográficas da Califórnia, no Pacífico Noroeste, Kelley acredita que a chave para a felicidade da humanidade está na reconstrução e replantio de um Novo Jardim do Éden.

Ainda durante o período de faculdade, SunRay Kelley, mostrou algumas de suas ideias a um professor mais velho, que lhe respondeu: "aprenda a usar um martelo, menino, porque ninguém, a não ser você, será capaz de construir isso". Desde então, o construtor dos pés descalços – apelido pelo qual também é conhecido -, tem se dedicado a criar coisas que "ninguém” poderia construir, apenas ele. Com uma força elementar, Kelley põe em suas edificações sua energia pessoal, técnica e paixão, características que já lhe transformou numa lenda, mesmo entre os mestres artesãos.

Por mais de 30 anos ele tem se dedicado a tirar da própria natureza o material necessário para suas obras e a propagar seus projetos e sua dedicação junto a natureza às pessoas de todos os lugares do mundo. Suas casas são estruturas atemporais e com a aparência de estarem enraizadas junto ao solo, como se tivessem brotado do chão da floresta. “Eu pratico o que chamo de arquitetura evolutiva, isto quer dizer que faço planos e esboços antes de começar a construir, mas se surgem novas ideias durante a construção, permito que as coisas mudem. Às vezes, a árvore em que estou trabalhando me mostra uma forma melhor do que a que eu havia planejado originalmente. Com a natureza ao meu lado, busco ver o ouvir tudo o que ela tem a me ensinar. A floresta e as montanhas sempre foram fonte de paz e inspiração para mim”, explica.

Matéria prima da melhor qualidade

Kelley conta que, ainda estudante de escultura na Western Washington State University, construiu sua primeira casa, o projeto intitulado “Earth House” foi desenvolvido para um trabalho da faculdade. De lá pra cá seu estilo evoluiu a partir da sua procura por matéria-prima natural e de baixo custo. “As madeiras são minha loja natural. Eu uso as árvores caídas que encontro sobre a terra e assim faço uma colheita seletiva e gentil, respeitando a natureza.
O modelo adotado por Kelley visa manter a forma natural das árvores e utilizá-las na construção. Seu estudo de arquitetura e escultura reforçou a sua afinidade com as formas orgânicas encontradas na natureza, rejeitando o método retilíneo, artificial e ocidental da arquitetura. “Ao longo dos anos, vi crescer musgo no telhado da minha casa e brotar árvores pequenas. Percebi então que todos os telhados poderiam se tornar vivos. Ao invés de criar um deserto, o que a maioria dos telhados faz, poderíamos ter telhados com vida, aumentando o espaço verde ao nosso redor. Meus métodos proporcionam uma cobertura à prova d'água que é mais duradoura do que as encontradas nas construções tradicionais, é também mais bonito, barato e fácil de instalar”, menciona.

Suas construções utilizam-se apenas dos recursos naturais encontrados na região onde será erguida a obra. “Quando construo, seja em Washington, na Costa Rica ou na Califórnia, utilizo unicamente os materiais locais em suas formas nativas. Por que cortar ramos e dividir a árvore em pequenas partes se posso usa-la inteira? Com elas faço vigas e toda a sustentação da casa. Esta abordagem cria uma estrutura mais forte e mais bela que não só abriga o corpo, mas também alimenta a alma”, salienta o construtor.
Adepto das praticas naturais na construção de um mundo melhor, SunRay Kelley, acredita que a chave para a felicidade e para a sobrevivência da nossa espécie, está em participar da reconstrução e do replantio de um Novo Jardim do Éden. “Eu entreguei minha vida e meu trabalho para esse fim. E para incentivar outras pessoas a este tipo de atividade estou fundando um projeto para apoiar os esforços dos permacultores, artistas e construtores naturais cujo trabalho cria formas sustentáveis de vida para suas comunidades locais e também para todo o mundo”, finaliza.

Veja também

RAZÃO E EMOÇÃO21/02/17Engenheira entra no mundo do Design para realizar sonhos Tailini Vitali é Engenheira Civil, Pós-graduada em Construção Civil, atualmente estuda Design e já atua na profissão. Segundo ela, estava indecisa quanto a profissão que iria seguir, apenas tinha o desejo de ser útil para a socidade. Foi então que escolheu cursar engenharia civil e acabou se identificando. “Sempre quis ter como profissão......
SPAZIO BOLIS LANÇA CONCURSO CULTURAL PÔR DO SOL SINGULAR02/06/17 Chapecó está comemorando 100 anos e esta é uma data singular. “Nós da Spazio Bolis temos orgulho de ter nascido e construído nossos sonhos aqui, pois tudo aqui é próspero e cativante, nossa gente, nossa......
ZODÍACO NA DECORAÇÃO08/03/17A cor ideak para cada signo do zodíaco na decoração Na hora de decorar os ambientes da casa, sintonizar a escolha das cores que serão utilizadas de acordo com as características do signo de cada morador, pode ser uma boa forma de trazer harmonia, bem estar e leveza ao lar. Pensando nisso, a Etna......

Voltar para BLOG