Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
    • FÁTIMA LILIANE LONGO
Postado em 02 de Maio às 17h40

Para viver bem

Persona (3)

Anderson Kech descobriu a Arquitetura muito jovem e leva a ideia do conforto para os projetos

A profissão apareceu muito cedo na vida de Anderson Kech. "Arquitetura foi uma coisa que todos os rumos da minha vida foram se direcionando para isso, portanto foi bem fácil decidir que era o que eu queria", conta. "Eu sempre gostei de desenhar e de áreas que estimulassem a minha criatividade, a minha mãe como professora de artes plásticas sempre me incentivou muito nesse sentido." Kech é formado em Arquitetua e Urbanismo pela Unochapecó e está concluindo uma pós-graduação em Sustentabilidade de Edificações.
Tudo começou ainda na infância. Ele conta que estudou em um colégio que educava até a então oitava série do Ensino Médio. "Nesse último ano pediam que fizéssemos uma espécie de trabalho de conclusão, na qual cada aluno escolhia uma profissão para pesquisar durante o período de um ano e desenvolver uma monografia", explica. Teve ainda que fazer estágio de dez horas. E já nessa idade escolheu a Arquitetura. "Fiz uma pesquisa bem extensa, estágio com um breve acompanhamento em uma obra de reforma e longas horas no escritório conversando com a profissional. Acho que foi uma experiência que agregou bastante na minha escolha e elucidou, em partes, como seria a profissão."
Com o contato precoce com a profissão, Kech tem uma noção bem clara do que é ser arquiteto pra ele. "Ser arquiteto é uma profissão que auxilia na concretização de sonhos, mas também tem uma parte muito importante na formação da cidade e de que maneira as pessoas vão experimentá-la", define. "Afinal, toda edificação ou desenho urbano passa antes por um processo de criação e planejamento. Acredito que as demandas devem ser atendidas sempre levando em consideração o espaço onde estão inseridas e de que maneira essa nova edificação ou proposta urbana vai se relacionar com o entorno já existente, a paisagem e as pessoas que cruzam por esses espaços", completa. 

Sobre suas referências, o arquiteto conta que estas são constantes. "Sempre surgem obras novas, escritórios ou arquitetos que se destacam com ideias inovadoras, por isso acredito que os processos de informação e inspiração devem fazer parte do nosso cotidiano, tanto para realizações plásticas como para qualidade de construção e execução".
"O meu trabalho se baseia sempre em um conceito muito simples 'espaços para se viver bem'", define Kech. Para ele, todos os espaços e lugares por onde passamos devem trazer conforto e comodidade. "Isso deve se refletir em todas as nossas percepções sensoriais. "Sempre tento despertar relações afetivas em um projeto buscando compreender as necessidades do cliente e seus gostos pessoais", aponta. Ele explica que seu estilo acaba se refletindo em linhas mais retas e marcantes com planos mais limpos, acentuando sempre pequenos detalhes, geralmente os quais carregam a carga afetiva do projeto.
Atualmente é arquiteto dentro da empresa SCA, trabalhando com arquitetura de interiores e desenvolvimento de mobiliário. "Também trago em paralelo a Kech Arquitetura, com foco na área de projetos arquitetônicos residencias e comerciais, assim como todo o desenvolvimento de projeto de interiores e complementares", finaliza. 

Veja também

LEVE E CONFORTÁVEL18/08Sem luxo, casa valoriza ambientes simples. A designer Luciana Diniz tinha como missão criar ambientes leves, com pouco luxo e mais conforto. A família, um casal de comerciantes e duas filhas estudantes, gosta de receber familiares e amigos e não queria uma decoração feita com excessos ou que intimidasse os convidados. Idealizava, sim, ambientes simples em que todos se sentissem em casa. O resultado ficou incrível e......
NEGÓCIOS02/08Como serão os novos ambientes corporativos A Tendência internacional de espaços mais receptivos é destaque na edição da Revista Casa e Arte. Espaços mais integrados, confortáveis e produtivos para os colaboradores. Salas de CEO’s e de......
COBRE NO DÉCOR22/12/16O metal é tendência e agrega originalidade aos ambientes Uma das tendências apresentadas este ano nos setores de decoração e arquitetura é o uso de metais para compor os espaços. O cobre, que está mais em evidência, agrega refinamento e charme. A forma mais comum e......

Voltar para BLOG