Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
    • FÁTIMA LILIANE LONGO
Postado em 23 de Janeiro às 15h33

PLANEJADOS - PRÓS E CONTRAS

Design (4)

Quando vale a pena optar por móveis sob medida

É bem comum o dilema de quando vale a pena planejar ou não os móveis da casa ou de algum ambiente. E se a escolha é pelo planejamento, surgem outras questões: é melhor optar pelos planejados, modulados ou sob-medida? Quais as diferenças? Confira a seguir algumas dicas e informações sobre o assunto.

Quando planejar é a melhor opção?

Se o espaço é pequeno ou se o proprietário busca funcionalidade e uma decoração mais contemporânea, planejar alguns dos móveis pode ser uma ótima opção. É comum fazer esta escolha para cozinhas, banheiros e closets, por exemplo, que são espaços em que pode ser difícil encaixar móveis prontos, e que acabam exigindo mais personalização para conseguir aproveitar bem os espaços.

Porém, se o imóvel é alugado, esta pode não ser uma boa escolha, pelo custo de investimento: ao mudar, o inquilino provavelmente terá de deixar os móveis no local. Mas, para a venda, o mobiliário tende a valorizar o imóvel, dependendo das condições em que se encontra.

Planejados, modulados ou sob medida?

Os móveis modulados oferecem diversas possibilidades de combinação, mas são menos personalizados, com medidas pré-estabelecidas – por isso, pode ser que não encaixem com perfeição no espaço. Já os móveis planejados adaptam-se melhor ao espaço, podem ter maior personalização, com mais opções de acabamento e cores. Porém, costumam custar um pouco mais caro.

“As lojas de modulados melhoraram muito nos últimos anos, algumas oferecem até móveis laqueados hoje em dia, o que era raro antes”, avalia Nelson Machado, do escritório Machado e Weiss Arquitetura e Interiores. O arquiteto e designer de interiores conta que já teve restrições com esta opção, por ter enfrentado dificuldades com os ajustes de projeto e com a entrega. Hoje, o profissional confia em algumas lojas, mas ainda prefere a marcenaria.

No caso dos móveis sob medida, executados em marcenaria, o projeto pode ser totalmente personalizado. “Esta opção pode sair mais em conta que os planejados", comenta o arquiteto Alexandre Weiss. Esta opção pode dar um pouco mais de trabalho, e ter prazos mais longos, mas os resultados e o acabamento costumam ser melhores.

Em todos os casos, é importante buscar referências e informações sobre a lojas e os profissionais, e procurar conhecer projetos realizados anteriormente por eles, para evitar problemas. Consultar um profissional especializado também pode ajudar na escolha e no melhor aproveitamento do espaço.

Texto: BG Assessoria de Imprensa

Veja também

APARTAMENTO FUNCIONAL PARA O HOMEM CONTEMPORÂNEO16/05Conceito do projeto valoriza modernidade e necessidades do cliente Materializar um sonho é um desafio e tanto. Ainda mais quando a proposta vem de um homem maduro, que gosta de receber amigos e celebrar os bons momentos da vida. A missão de idealizar esse ambiente foi projetada e pensada pela equipe da arquiteta Georgia Gamborgi. A ideia inicial era de que o apartamento fosse funcional, com design contemporâneo e linhas que destacassem a masculinidade,......
NEGÓCIOS02/08Como serão os novos ambientes corporativos A Tendência internacional de espaços mais receptivos é destaque na edição da Revista Casa e Arte. Espaços mais integrados, confortáveis e produtivos para os colaboradores. Salas de CEO’s e de......
WHITE AND GOLD08/03Núcleo D inicia atividades de 2017 com festa White and Gold O Núcleo D realizou mais uma festa White and Gold! O evento, que aconteceu no Clube Recreativo Chapecoense – CRC, reuniu cerca de 400 pessoas entre profissionais de arquitetura, engenharia, design e decoração, Empresas Associadas e......

Voltar para BLOG