Profissionais

    • ELO ARQUITETURA INTEGRADA
    • PRATHER ARQUITURA
    • LIA HERRMANN
    • GIEZA BERNARDI
    • FŃTIMA LILIANE LONGO
Postado em 15 de Janeiro ŗs 15h23

TRUE COLORS

Estilo de Vida (6)

Projeto de residência aposta em estudo das cores para criar sensações

Se cores são sinônimos de vida e alegria, esta casa projetada pela Volpi Arquitetura, das arquitetas Clarice e Simone Volpi, terá muitas boas histórias para contar. Até mesmo estudos das cores apontam que muitas delas podem trazer sensação de calma, paz e aconchego. Então, por que não utilizá-las? De forma elegante e atual, a residência de aproximadamente 400m² recebeu em móveis e objetos de decoração toques discretos de tons fortes, tudo isso para acomodar um casal jovem com dois filhos ainda pequenos.

O escritório curitibano realizou reforma completa na casa, desde a parte estrutural, até a troca de revestimentos e projeto paisagístico. O objetivo era trazer sofisticação ao lar. “É um projeto moderno, mas ao mesmo tempo prático, já que há duas crianças moradoras”, explica a arquiteta Simone Volpi.

O primeiro pavimento da casa é composto de porcelanato polido e pintura em tonalidade bege. Na sala de estar os móveis têm nuances amadeiradas. As cores do ambiente são o verde, em nuances mais claras, nas almofadas, banco e objetos de decoração. O violeta marca presença na poltrona e lustres de cristal murano. Um dos destaques é a mesa de centro com base em tronco de madeira e tampo de vidro, numa mescla entre o rústico e o moderno que dá um charme especial à sala. Para completar, o espelho com um retalho de vidros traz um efeito lúdico. Ao canto, a lareira revestida em mármore reserva momentos especiais de descanso. O grande ambiente ainda conta com dois halls. O de entrada dá destaque ao azul do aparador e às cores neutras da obra de arte, e o da garagem, que conta com um aparador em estilo retrô verde e o papel de parede de listras em marrom.

A sala de jantar também reserva seus encantos com o preto da mesa e o vermelho no tapete completados pelo arrojado lustre de ferro e cristal da Scatto. Na cozinha, que nem sempre é um espaço onde cores são utilizadas, pequenos detalhes fazem a diferença. Em meio a móveis brancos e espelhados, eletrodomésticos, panelas, utensílios domésticos coloridos e um simpático relógio vermelho, como aqueles despertadores antigos, compõem o alegre ambiente. Antes de chegar ao piso superior, o espaço embaixo da escada foi projetado para abrigar uma adega climatizada pequena e funcional.

O quarto do casal utiliza tons clássicos de madeira e detalhes como os abajures em estilo rústico e os objetos em vermelho. O porcelanato agora dá a vez ao laminado. No quarto da menina o rosa é protagonista, desde os brinquedos, objetos de decoração, roupa de cama e tapetes. Os móveis são em branco e o papel de parede com bolinhas coloridas compõem o ambiente digno de princesas de filmes. A bombê fúcsia completa o cenário de casa de bonecas. O banheiro das crianças carrega o colorido em pastilhas, já o do casal é mais sóbrio.

Para os momentos de lazer a casa tem reservados lugares mais que especiais. A sala de estar íntima destaca o amarelo em conjunto ao preto, seja no sofá e almofadas, tapete e móveis. Em especial para as crianças, a brinquedoteca é supercolorida para a “bagunça” ser mais criativa e animada. Quando o momento é de reunir a família e amigos, a churrasqueira também traz sua cor, o vermelho. Seja nas pastilhas de vidro, ou em armários, ele está em harmonia com o preto. Para aproveitar dias bonitos, a mesa ao ar livre no deck é um convite aos almoços de domingo. E para descansar após o churrasco como não aproveitar o outro deck com banco, cadeiras, até mesmo uma de balanço contemporânea? Se o projeto é cheio de cores, bom mesmo é aproveitar aquelas que a natureza nos dá.

As louças e metais do projeto são do Balaroti. Os puxadores e acessórios para o banheiro são da Forma&Função. A Espaço Goya é fornecedora dos papéis de parede. As pastilhas em inox e dos banheiros são da G Baraldi, já as da churrasqueira são da Pastilhart Pastilhas e Mosaicos. O peitoril de vidro da escada e espelhos foram encontrados na Projevidros. Móveis em geral, tapetes e objetos são da Inove. Os móveis de jantar, da Ton Sur Ton. A iluminação é da Novit Light Design. Os objetos de decoração são da Riera Sis.

Texto: Prime Comunicação
Fotos Marcelo Stammer

Veja tambťm

PROGRAMA MELHOR AMIGO11/05Programa Melhor Amigo incentiva relaÁ„o entre profissionais As Empresas Amigas do Núcleo D realizaram no dia 19 de abril o evento de lançamento do Programa Melhor Amigo. Criado pela associação, o programa foi pensado para incentivar e fortalecer a relação entre os profissionais e escritórios cadastrados e as Empresas Amigas, valorizando também o comércio local. O evento contou com a presença de associadas,......
CLŃSSICO COM RELEITURA CONTEMPOR¬NEA27/07 A edição #36 da Revista Casa e Arte apresenta uma cobertura duplex perfeita para família que adora receber pessoas. Nesse projeto o estilo clássico ganhou uma releitura contemporânea nas mãos da profissional......
TODESCHINI INAUGURA EM CHAPEC”09/05 No dia 4 de maio, a Todeschini inaugurou a nova loja em Chapecó. O evento contou com a participação de profissionais das áreas de arquitetura, decoração e construção, amigos, clientes e parceiros da......

Voltar para BLOG